top of page

Áreas de Aplicação

áreas-01.png

Direito do Trabalho

Direito do Trabalho é o ramo do Direito que regula as relações entre empregadores e empregados. Suas normas são regidas principalmente pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – e pela Constituição. Divide-se em diversas áreas, como o Direito Individual do Trabalho, o Direito Coletivo do Trabalho e o Direito Público do Trabalho.

áreas-02.png

Direito Empresarial

O direito empresarial é um ramo do direito que tem como objetivo cuidar o exercício da atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços, a chamada empresa. Contratos com fornecedores, relações com os consumidores, relações institucionais, relação entre sócios, enfim, são várias as situações que envolvem uma empresa, especialmente na tomada de decisões.

áreas-03.png

Direito de Família

Direito de família é o ramo do Direito Civil que trata das relações familiares e das obrigações e direitos decorrentes dessas relações. Tem como conteúdo os estudos do casamento, união estável, relações de parentesco, filiação, alimentos, bem de família, tutela, curatela e guarda. O direito de família envolve também questões relacionadas à proteção de vulneráveis, especialmente relações abusivas com mulheres, crianças e idosos.

áreas-04.png

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões é o ramo do Direito Civil que regula a transferência do patrimônio do falecido ao herdeiro, em virtude de lei ou de testamento. A palavra sucessão significa substituir uma pessoa por outra, que vai assumir suas obrigações e adquirir seus direitos.

Muitas dúvidas surgem na sucessão, incluindo potencial conflitos entre herdeiros, legatários, companheiros, bem como divisão de crédito e débito(dívidas). Planejamento sucessório pode ser uma das possibilidades para evitar conflitos. Inventários extrajudiciais, doações, legados, entre outras questões, podem ser objeto de consulta.

áreas-05.png

Responsabilidade Civil

Responsabilidade civil é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. No direito, a teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa e em que medida está obrigada a repará-lo, ou, popularmente, indenizá-lo. Quanto maior a liberdade de ação dos indivíduos em uma sociedade, maior consciência deverão ter para prevenir a responsabilidade.

Quer saber mais? Tem alguma dúvida? Entre em contato!

bottom of page